La Liga 2012/2013 - Expectativas para a primeira divisão do futebol espanhol

Essa é a liga das estrelas, falar sobre o campeonato espanhol é quase o mesmo que falar sobre os duelos Real Madrid x Barcelona e Cristiano Ronaldo x Messi, esses dois foram eleitos como melhor jogador do mundo pela FIFA nos últimos anos. CR em 2008, Messi em 2009, 2010, 2011.

O maior duelo do campeonato espanhol
 
A liga espanhola é uma das competições européias de maior reconhecimento mundial, no entanto, nos últimos anos tem sido 2 campeonatos, um deles é a disputa pelo título que fica entre as superpotências Barcelona e Real M. o outro torneio é a disputa para ver qual dos outros times chega ao terceiro lugar. Exagero? Não. o último time que conseguiu ser campeão espanhol ultrapassando esses dois foi o Valência na temporada 2003/2004. Na última temporada, o próprio Valência foi o terceiro lugar do campeonato, somando 61 pontos, enquanto o vice-campeão Barcelona atingiu 91 e o campeão Real Madrid 100 pontos!

Ok, não preciso nem dizer quais são os favoritos para esse ano, os jogadores de Real e Barça juntos compõe a seleção espanhola quase integralmente, porém, os estilos de contratação apresentam traços diferentes, o Barcelona tem no seu plantel muitos dos jogadores formados nas divisões de base do próprio clube, o próprio Messi argentino foi formado nas categorias de base do clube catalão que desde cedo acreditou no potencial do jogador. De forma contrária o Real monta times explêndidos as custas de muito dinheiro com investimento em contratações, um time de estrelas internacionais contratadas no auge de suas carreiras, tal como Cristiano Ronaldo, que foi eleito melhor jogador do mundo quando atuava pelo Manchester United.

Ainda sobre a última temporada, o Barcelona teve a melhor defesa que sofreu apenas 29 gols, a segunda melhor defesa foi a do rival Real Madrid que sofreu 32 gols, enquanto o Real teve o ataque mais positivo do campeonato marcando 121 gols, o segundo foi o Barcelona que celebrou 114 gols.

É melhor falar um pouco sobre o outro campeonato espanhol, aquele que tem sido disputado entre "os outros", o Valência foi terceiro lugar na última temporada, ficando também em terceiro como melhor ataque e melhor defesa, tem um bom time contanto com dois jogadores experientes no meio-campo Albelda e Gago, e ainda o atacante Soldado. O Valência é um dos favoritos para o terceiro lugar.

O Sevilla pode ser uma novidade interessante, com a chegada do lateral brasileiro Cicinho que deixou o Palmeiras, o goleiro Diego López, e o atacante de 1,88 e apenas 19 anos Kondogbia que era do Lens. No time que já tinha Jesus Navas, Reyes e Negredo.

O Málaga e Villareal tem times razoáveis, alguns jogadores que se destacam G. Rossi atacante do Villa; Toulalan, Demichelis jogadores do Málaga, o Málaga tem uma oportunidade muito interessante esse ano, disputando a UEFA champions league, com a vaga conquistada no play-off (hoje) contra os gregos do Panathinaikos, o dono do Málaga espera pelo retorno de seus investimentos nos últimos anos e essa pode ser a chance.

Contratação, ataque Rossi
Atacante italiano, Giusepe Rossi

Em síntese: O campeonato espanhol ao contrário do que muitos dizem não é um torneio fraco, existem bons times e bons jogadores fora Barça e Real, mas o nível que essas duas equipes estão atualmente é algo absurdo, são times fortes em todos os setores do campo e no banco de reservas, é quase covardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário