Panorama do brasileirão na metade do campeonato

Após 19 rodadas de campeonato brasileiro nós temos o Atlético MG na liderança, seguido de perto pelo Fluminense. Muita coisa já rolou nessa primeira metade do brasileirão, considerando que essa é uma liga em que praticamente qualquer time consegue roubar pontos mesmo de um líder, o fator imprevisibilidade é muito marcante, mas agora já podemos ter uma ideia de quais equipes tem as maiores chances no campeonato.

Réver. Atleta do Atlético MG

Enquanto no ano passado o Corinthians era frequentemente na tabela perseguido pelos cariocas Vasco, Fluminense e Flamengo, nesse ano times de outros estados estão fortes na briga pelo título, principalmente o Atlético que é o atual líder e os times de Grêmio e Internacional, Vasco e Fluminense também aparecem entre as posições do topo na tabela.

Anteriormente eu já havia criticado o calendário do futebol brasileiro, enquanto o resto do mundo todo pára as atividades de futebol no mês de junho e começam os preparativos para a temporada seguinte, no Brasil a bola continuava rolando, vários times foram prejudicados por perder jogadores que estiveram servindo a seleção olímpica brasileira ou em amistosos da seleção.

O Alético apareceu muito bem nesta temporada, com muita regularidade desde o início da competição. Assumiram o risco contratando a estrela ex-flamengo Ronaldinho Gaúcho e deu certo, o craque tem feito exibições muito boas e parece ter deixado pra trás a má fase, o atlético tem um time rápido e de boa marcação, com apenas 1 jogador estrangeiro, o argentino Escudero. Pelo seu momento, o atlético é um dos favoritos a conquistar o campeonato

Deco. Jogador de meio-campo do Fluminense

O time carioca melhor posicionado hoje é o Fluminense, a estabilidade do seu elenco pode ter sido um dos fatores positivos que marcam a sua campanha, a equipes das laranjeiras não se movimentou muito com as transferências desta última janela, não perdeu jogadores relevantes e nem trouxe, mantém o bom elenco que se apresentou bem no campeonato carioca e no brasileiro do ano passado, com jogadores que já atuaram em grandes clubes europeus Diego Cavalieri (ex-Liverpool), Deco (ex-Chelsea e Barcelona), Fred (ex-Lyon), contando ainda com jogadores jovens e com futuro promissor, o Fluminense tem um elenco entrosado e que deverá estar na briga por título novamente esse ano.

Já o Vasco da Gama que brigou na última temporada pelo título até a última rodada, começou forte nessa competição mas apresentou uma queda abrupta de rendimento nas últimas 5 partidas. O time sofreu demais com a perda de jogadores importantes para o elenco, caso de Fágner, Rômulo e Diego Souza, enquanto outros sofrem com problemas físicos ficando indisponíveis para jogo, para a manutenção da equipe alguns jogadores foram contratados recentemente mas ainda não encontraram a química certa com o grupo. O Vasco que começou forte e que esteve como líder em alguns momentos, agora aparenta que lutará no máximo por vaga na libertadores da américa.



 M. Moreno. Atacante do Grêmio

O Grêmio é um dos times que mais me agrada em termos de plantel e técnico, apesar dos seus defeitos o W. Luxemburgo contunua sendo um dos melhores técnico do futebol brasileiro, o time joga de forma bastante organizada e eficaz, e dou destaque para suas contratações, com vários jogadores experientes e vencedores: Elano, Gilberto Silva, Zé Roberto, ainda no primeiro semestre fizeram um investimento pesado para trazer o atacante Marcelo Moreno, investimento esse que teve bastante sucesso. O Grêmio deverá terminar o campeonato entre os 4 primeiros, talvez conquistando o título.

Internacional e São Paulo são outros dois bons times que tem grande chances de alcançar a vaga para a Libertadores da América, ou até mesmo a conquista do título brasileiro, entre eles, acredito mais no Internacional devido a qualidade técnica superior no plantel, com vários talentos. O São Paulo já esteve melhor em épocas recentes mas é uma equipe bastante dedicada.

Mesmo após metade do campeonato e com algumas equipes já aparecendo como favoritas, aqueles que vão pro G4 e os possíveis rebaixados, existe uma equipe que realça o fator imprevisibilidade desse torneio, estou falando do Flamengo. A equipe carioca é a maior incógnita da competição, desse time você pode esperar qualquer coisa, com metade do campeonato está no meio da tabela tendo obtido bons resultados nos últimos jogos após passar por um início de campeonato fraco, irregular.

Na realidade o elenco do Flamengo é bastante razoável, o time sofreu com várias mudanças de treinador em um curto período de tempo, problemas fora de campo que prejudicam o time, polêmicas, sua torcida apaixonada por vezes se torna uma de suas fraquezas, isso é, o maior adversário do Flamengo é resolver os seus próprios problemas, eu não duvido que com a mentalidade correta essa equipe pudesse alcançar até mesmo as três primeiras posições do campeonato, ou mesmo, recaindo em novos problemas podem terminar o torneio fugindo do rebaixamento.

Cruzeiro e Botafogo apontam como times medianos, devem TENTAR a libertadores e por fim contentar-se com a Sul-Americana. Ambos com jogadores medianos no elenco, diria que no máximo 2 jogadores em cada uma dessas equipes pudessem ser considerados destaques em qualidade técnica.

O Botafogo movimentou-se nesse período de transferências trazendo os internacionais Seedorf e Lodeiro mas perdeu Loco Abreu, Herrera e Maicosuel, fica a sensação de que o time não se reforçou apenas tentou amenizar as perdas de forma elegante, particularmente, não concordo com essa movimentação de mercado. Se o clube realmente precisava reforçar o caixa para reforçar o time poderia cortar gastos de jogadores que não são utilizados e então abrir espaço para a contratação dos reforços e não as sofrer as baixas no plantel de jogo, ou, se a ideia era realmente reforçar o caixa que negociasse os jogadores de salário mais elevado como foi feito e desse espaço para jogadores do clube ou contratações de baixo custo em vez de ir buscar jogadores de salários mais caros.

A maior decepção do campeonato me parece o Santos, equipe que foi campeã da libertadores da temporada anterior e que era uma das favoritas para repetir o feito, porém, dessa vez o Santos foi batido na libertadores e viu seus planos frustrados, ao que parece todo planejamento do clube tinha o seu núcleo na competição continental e o golpe da eliminação contra o corinthians destruiu todas as pretensões. Eis que, após a eliminação o Santos perdeu vários jogadores entre eles Elano, Rentería e Borges, não bastassem essas perdas, devido aos problemas com calendário também sofreu com a ausência de Neymar e Ganso, os maiores destaque do time da vila belmiro que estiveram a serviço da seleção olímpica vice-campeã. Atualmente o Santos ocupa uma posição no meio da tabela, algo muito pequeno para quem começou o ano cotado como um dos melhores times do Brasil.

Não vou falar nesse momento sobre Palmeiras e Corinthians, isso porque esse será o assunto de uma outra postagem especialmente sobre o desempenho dos gigantes paulistas no brasileirão, podem esperar. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário