Introdução a dinâmica tática do futebol - 3ª parte (setores do campo)

Chegando ao terceiro artigo dessa série entramos no estudo dos setores no campo de jogo, que é um requisito para posteriormente entender o que são e como funcionam os sistemas táticos.


3º artigo introdutória sobre a teoria do futebol

INTRODUÇÃO A DINÂMICA TÁTICA DO FUTEBOL - 3ª PARTE

Por: André Salgueiro Lima




Observe a imagem abaixo que demonstra quais são os setores em campo.


Campo de futebol dividido em setores. Defesa, meio e ataque

O desenho é bastante explicativo. A área total do campo está dividida em três setores, azul correspondente a defesa, laranja o meio-campo e vermelho o ataque. No último post já foi dito que uma equipe de futebol tem duas tarefas no jogo: atacar e defender, pois bem, a defesa e o ataque possuem os seus setores específicos no campo, a novidade aqui é o setor de meio-campo que por sinal é o de maior área.

O meio-campo na maioria dos jogos é o setor em que a bola transita por mais tempo, ou seja, a maior parte das ações do jogo decorrem nessa zona. É no meio-campo que as equipes se articulam para organizar o seu ataque e defesa.
 
Sendo futebol um desporto coletivo os jogadores organizam-se para atingir o objetivo do sucesso, essa organização exige que os atletas tenham diferentes funções no jogo, essas funções estão diretamente ligadas ao posicionamento que o jogador terá dentro de campo e ao setor em que vai atuar com mais frequencia.

Temos então:

Defensores: Jogadores cuja posição que ocupam atua fundamentalmente no setor da defesa.
Meio-campistas: Jogadores cuja posição que ocupam atua fundalmentalmente no setor de meio-campo.
Atacantes: Jogadores cuja posição que ocupam atua fundalmentalmente no setor de ataque.

Atribuindo-se as funções básicas vemos que:

Defensores: Tem a função predominante de defender. Conter o ataque adversário, retardá-lo e recuperar a posse de bola para sua equipe.
Meio-campistas: Tem a função predominante de apoiar (ajudando tanto na defesa como no ataque).
Atacantes: Tem a função predominante de atacar, atuar ofensivamente com objetivo de marcar gols.

As equipes dispõe de 11 jogadores os quais 10 deles podem ocupar quaisquer dos setores em campo, com a exceção do goleiro, sendo este um jogador de características diferenciadas dos demais. Cada equipe só pode usar um goleiro, a ele é permitido o uso das mãos e dos membros superiores para tocar na bola ou dominá-la, contudo, o goleiro apenas poderá tocar na bola com seus membros superiores quando estiver no espaço da grande área defensiva do seu time.

Tenha sempre em mente que os jogadores não se posicionam de forma estática no campo de futebol, a idéia de posições tem fins teóricos (táticos), os jogadores podem transitar livremente por qualquer área do campo durante o jogo, não apenas o setor que teoricamente ocupam segundo o seu posicionamento.

Sabendo então que o campo de jogo dividi-se em três setores, vejamos então a próxima imagem com novas divisões sobre o campo.


Setores num campo, organização tática de posicionamento da equipe

Além dos três setores já mencionados temos agora o campo de jogo dividido em três lados: Esquerdo, central e direito.

Ocupar os espaços em campo com qualidade é um dos principais deveres de um time de futebol, os espaços devem ser ocupados de forma organizada e coesa.

Defensivamente: A ocupação adequada do campo de jogo evita as brechas na defesa, impedindo que os jogadores adversários possam avançar livremente com a bola, ou trocar passes para companheiros desmarcados, o posicionamento equilibrado impede que o time atacante encontre uma área frágil para atacar.

Ofensivamente: Para o ataque a ocupação do campo é igualmente importante, se o time concentra todos os seus jogadores em um mesmo local é mais fácil para equipe adversária marcá-los, então, é necessário que o time tenha opções para atacar tanto pelo centro como pelos lados do campo, forçando o adversário a defender todas essas áreas e por vezes aproveitar-se das zonas desprotegidas.

Como já foi dito, o setor de meio-campo é o que tem a zona mais extensa entre os três setores, convenciona-se também a divisão em dois "sub-setores" sendo eles o meio-campo ofensivo e o meio-campo defensivo.

Frequentemente um jogador de meio-campo tem o seu posicionamento referido a um desses sub-setores especificamente, isso é, um meio-campo ofensivo ou um meio-campo defensivo de acordo com as suas tarefas em campo, dessa forma temos basicamente três tipos de meio campistas: O meio-campo ofensivo com tarefa primária de apoiar o ataque, o meio-campo defensivo com tarefa primária de apoiar a defesa e o meio-campo com preocupações tendencialmente iguais entre ataque e defesa.

Pelo que foi exposto chegamos a conclusão que o posicionamento dos jogadores em campo difere-se em setores e lados, quanto as posições dos jogadores e os sistemas táticos teremos um post dedicado a esses temas no futuro.

Autor: André Salgueiro Lima


Artigos seguintes desta série:
 
Artigos antecedentes desta série:
Link para parte 1 (conceituando futebol como ciência)
Link para parte 2 (conceitos de estratégia e tática)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário