Introdução a dinâmica tática do futebol - 5ª parte (sistemas táticos)

No últmo artigo dessa série tratamos sobre as posições no futebol e vimos que elas são relacionadas aos setores do campo, como prometido, dando sequência a este estudo veremos os sistemas táticos.

Aula de teoria de futebol, sistemas táticos a organização estrutural

Introdução a dinâmica tática do futebol - 5ª parte

Por: André Salgueiro Lima

Ao falarmos de sistemas táticos estamos nos referindo a organização estrutural da equipe, sendo este um dos elementos do modelo de jogo. A organização estrutural é a forma que o time compreende o posicionamento dos seus jogadores em campo.

Os sistemas táticos assim como as posições no futebol são uma construção teórica, ideológica, a utilização dos sistemas táticos tem objetivos didáticos.

De acordo com as regras do jogo, a única posição diferenciada das demais é a do goleiro, os outros dez jogadores não possuem qualquer diferenciação quanto as regras, isso reforça a ideia de que as concepções de posicionamento e sistemas táticos são de fato uma teoria.

Na prática, a utilização dos sistemas táticos é importante para que os próprios jogadores possam assimiliar qual o posicionamento espera-se deles em campo. No meu entendimento, o conceito de sistema tático é essencial ao futebol.

Contudo, alguns comentaristas e analistas de futebol atacam esse conceito de sistema tático. O argumento mais utilizado por estes é apontar que na prática, as posições dos jogadores apresentam demasiadas variações, dessa forma, seria um equívoco a utilização dos sistemas táticos baseados em desenhos estáticos.

Como contra-argumento podemos afirmar que o posicionamento tático é uma referência conceitual, que atribui a cada jogador um posicionamento em campo que deve ser predominante, sendo óbvio que os jogadores movem-se em campo mas esse fato não descarta por si só a teoria dos sistemas táticos.

Objetivamente. Sistemas táticos são a organização estrutural coletiva da equipe, é baseado nos posicionamentos individuais cobrindo os setores do campo de jogo.

Para definição dos sistemas táticos utiliza-se frequentemente um sistema numérico por setores, sendo estes, defesa, meio-campo e ataque. Dessa forma, um sistema tático que utiliza-se de 4 defensores, 4 meio-campistas e 2 atacantes é chamado como 4-4-2.

Obs: Alguns utilizam o “x” no lugar do “-”, não há nenhuma diferença quanto a isso. Exemplo: 4x4x2 é o mesmo que 4-4-2.

Obs 2: Pessoas mais atreladas ao formalismo podem preferir utilizar também o setor do goleiro nessa definição, nessa concepção, o 4-4-2 seria definido como 1-4-4-2. Particularmente eu prefiro a forma simplificada, tendo em vista que todo sistema tático obrigatoriamente possui um, e somente um goleiro.

Vejamos algumas imagens que podem ilustrar as definições de sistemas táticos.

desenho da organização estrutural 3-5-2
 3-5-2

desenho da organização estrutural 4-4-2
 4-4-2

desenho organização estrutural 4-5-1
 4-5-1

Nos últimos anos tem sido comum também o uso de definições numéricas que representam as “linhas” do time, além dos setores, então começamos a lidar com definições como: 4-3-2-1, 4-1-2-1-2, 4-2-3-1 entre outras.

Muitos criticam essas definições, eu diria que estes conceitos que buscam apontar as diferentes linhas de posicionamento são úteis, podemos observar que são apenas definições que conceituam as variações de sistemas táticos.

Vejamos alguns exemplos.

O 4-2-3-1 é uma variação do 4-5-1

4-1-2-1-2 é uma variação de 4-4-2

Algumas outras expressões são usadas para referir-se a variações de sistemas táticos, frequentemente fazem uso de alguma palavra diferente, pode ser um termo sobre o “desenho” do posicionamento, entre outras coisas.

Ninguém é obrigado a conhecer toda essa variedade de nomenclaturas, vez por outra alguém aparece para “inventar” um nome diferente para alguma variação tática, acho que todos são livres para conceituar as variações táticas com o nome que achar mais adequado.

Somente para ilustrar essa ideia, o mesmo sistema tático chamado definido como 4-1-2-1-2 também é chamado como “4-4-2 losango”, outros chamam ainda por: "4-4-2 diamante".

desenho da organização estrutural 4-1-2-1-2

desenho da organização estrutural 4-4-2 em losango















Creio que isso é suficiente para o entendimento da ideia do que é a organização estrutural, no próximo artigo veremos o que é a organização funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário