Análise do jogo Arsenal vs Bayern de Munique, do dia 19/02/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Arsenal vs Bayern de Munique, do dia 19/02/2013

Por: André Salgueiro Lima


As coisas ficaram muito difíceis para o Arsenal que mesmo jogando em Londres sofreu a derrota por 3-1 imposta pelo Bayern de Munique.

Arsenal e Bayern utilizaram o mesmo sistema tático o 4-2-3-1, apesar de algumas diferenças táticas individuais. A equipe alemã teve a felicidade de marcar 2 gols nos primeiros trinta minutos de jogo que abalaram completamente o Arsenal.
A principal vantagem do time alemão é o entrosamento, a coesão tática que não surgiu de uma hora para outra, a base de trabalho do Bayern já está no time há bastante tempo, inclusive, vários dos jogadores que estiveram em campo nesse confronto participaram da campanha da temporada anterior em que foram vice-campeões da champions. Do time que bateu o Arsenal, apenas dois jogadores são novidades desta temporada: O atacante Mandzukic e o meio-campo Javi Martínez.
Pelo lado do Arsenal vemos um time que ainda não está pronto, que tem algumas novidades no elenco: Giroud, Cazorla e Podolski, ainda contratou o lateral esquerdo Monreal, mas este já atuou da fase de grupos da UCL pelo Málaga e não pode ser inscrito pelo Arsenal. Para piorar, o time sente a falta de dois jogadores importantes que foram vendidos: Song e Van Persie. Considerando ainda que Walcott vem jogando regularmente no ataque, quando antes era um jogador de meio-campo.
O primeiro gol do jogo veio num chute próximo da grande área, Muller tinha a bola pela direita e fez a assistência para Kroos que finalizou de longe, uma boa pegada na bola que quicou no gramado e tornou o chute mais difícil de ser defendido, apesar disso, ainda era uma bola defensável e Szczesny não conseguiu tocar na bola.
O segundo gol do Bayern apareceu num escanteio em que Kroos cruzou, Van Buyten cabeceou e Szczesny fez a defesa mas no rebote Muller empurrou pra dentro.
O meio-campo do Arsenal tem boa qualidade técnica, contando com Wilshere, Arteta, Cazorla, Ramsey e Podolski, foi decepcionante que todos eles fizeram um péssimo primeiro tempo, tímidos em campo, nenhum deles assumiu a responsabilidade de promover uma jogada ofensiva. Algumas das poucas subidas de ataque do Arsenal foram pela direita com o avanço do lateral Sagna.
No apito final do primeiro tempo a torcida vaiou o time, e quando começou a segunda etapa pudemos ver uma atitude diferente da parte de alguns jogadores do Arsenal, sobretudo, Wilshere que atuou efetivamente na organização ofensiva do time.
Cazorla, Ramsey e Podolski estiveram muito apagados no jogo, quando Giroud entrou em campo apareceu bem em uma finalização que levou perigo ao gol do Bayern. Durante a maior parte do jogo, Walcott jogou isolado no ataque e não teve espaço nem oportunidade para marcar.
Em um escanteio o Arsenal conseguiu seu gol, a defesa do Bayern deixou Podolski livre e ele marcou. Em alguns momentos o time de Londres esteve perto de marcar o gol de empate, mas foi o Mandzukic que resolveu aparecer no jogo, participou da criação da jogada, depois, Robben abriu espaço e passou para Lahm que avançou como uma flecha pela direita, o baixinho cruzou a bola rasteira, Mandzukic esforçou-se para conseguir tocar a bola em meio a zaga do Arsenal.
Apenas uma última observação, quanto a “pegada” do jogo. Apesar de não chegar a um número elevado de faltas, o jogo contou com algumas entradas um pouco mais violentas que o normal e em consequência disso alguns jogadores receberam o cartão amarelo, Com o Arsenal em desvantagem Podolski apareceu mais em campo com entradas agressivas do que tentando jogar bola.

Considerando as diferenças apontadas no início do texto, acho injustas as críticas tão pesadas que tem sido feitas contra a equipe do Arsenal, tanto aos jogadores quanto ao técnico Arséne Wenger. Perder para o Bayern de Munique não é sinal de fraqueza, o time alemão está com um pé nas quartas-de-final da competição e é um dos favoritos para conquistar este troféu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário