Análise do jogo Milan vs Barcelona, do dia 20/02/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Milan vs Barcelona, do dia 20/02/2013
 
Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


Milan e Barcelona confrontaram-se na Itália em jogo válido pelas oitavas de final da UEFA Champions League, as duas equipes tradicionalmente são muito fortes nessa competição, mas na atualidade o Barcelona era visto como franco favorito, ainda assim, o Milan bateu os espanhóis por 2-0.

ANÁLISE DO JOGO

 
Massimilliano Allegri técnico do Milan mostrou que fez o dever de casa estudando o Barça, a equipe do Milan fez uma excelente “partida de xadrez”, cada peça do time rossoneri moveu-se bem no tabuleiro, as fraquezas individuais foram compensadas por um trabalho coletivo muito bem executado.  

Antes do jogo, boa parte dos analistas e comentaristas declararam que esse seria o embate mais desequilibrado das oitavas de final e após a vitória incontestável do time italiano alguns ficaram sem palavras para explicar o que aconteceu. 

É injusto dizer que o Barcelona perdeu para si mesmo, o mérito é do Milan que conseguiu anular a poderosa ofensiva do time catalão. Ambas as equipes foram escaladas na organização estrutural 4-3-3, porém, haviam muitas diferenças na organização funcional dos times.  

Os laterais do Barcelona eram incentivados a explorar o campo de ataque sempre que possível, Daniel Alves e Alba subiram no ataque com frequência, já pelo Milan, os laterais Abate e Constant comportaram-se como laterais exclusivamente defensivos, após os dois gols o Barcelona ficou desestruturado e os laterais do Milan passaram a subir ao ataque.  

Os pontas Boateng e Shaaraawy foram fundamentais para o Milan, sobretudo pela responsabilidade e dedicação na marcação, os dois se juntaram a Ambrosini, Muntari e Montolivo formando uma segunda linha de marcação.  

Quando o barça detinha a bola se via de frente a linha de 4 defensores, essa linha mantinha-se fixa, marcando qualquer jogador do Barcelona que avançava para a área, mantendo a marcação bem próxima o que os permitiu interceptar os eventuais passes a esses jogadores.  

Pouco adiante da linha de 4, estava a linha dos 5. Essa linha impedia que os jogadores mais criativos do adversário trocassem passes tranquilamente no campo do Milan, ao mesmo tempo, mantinham o adversário em uma situação de “check”, logo no início do primeiro tempo Shaaraawy mostrou-se muito eficaz para realizar contra-ataques em altíssima velocidade.  

De certa forma, pudemos observar que o Barcelona carece de outras opções ofensivas, quando seu jogo foi travado o time não tinha recursos diferentes que poderiam ser o chute de fora da área ou a jogada aérea, mas essa já é uma fraqueza mais conhecida desse time, mas cabe destacar também total desorientação dos jogadores após sofrer o primeiro e o segundo gol, no momento em que o jogo acabou era o Milan que ditava o ritmo do jogo, aproveitando-se da total desorganização tática do Barça.  

O Milan contou com um pouco de sorte no lance do primeiro gol, após a cobrança de falta o tiro foi bloqueado e fez aquele “pinball” em dois jogadores, a bola caiu em ótima condição para Boateng que fez o giro e chutou bem, marcando o gol que começou a quebrar o time catalão.

Já o segundo gol aconteceu quando o Barcelona estava completamente desorganizado defensivamente, Shaaraawy teve a bola dominada na grande área e fez um belo passe encobrindo o marcador e encontrando Muntari, livre na área do Barcelona, ele finalizou com categoria marcando o gol que definiu o placar.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


Com esse resultado o Milan ganha moral e tem boa vantagem para o segundo jogo no Camp Nou, mas o Barcelona ainda é uma das maiores potências do futebol e não está morto, da mesma forma que o rossoneri fez 2-0 na Itália o Barça também pode botar 2-0 na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário