Análise do jogo Porto vs Málaga, do dia 19/02/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo


Análise do jogo Porto vs Málaga, do dia 19/02/2013

Por: André Salgueiro Lima


O time português recebeu o até então invicto Málaga no estádio do dragão, o resultado foi uma vitória de 1-0 para o time da casa, em um jogo que evidenciou algumas das fraquezas de ambas as equipes.

O Porto demonstrou uma de suas maiores virtudes, a coesão tática de seu time. Jogando de forma ofensiva, com a bola o Porto buscou sempre o ataque, em velocidade e com a participação do coletivo, sem a bola, foi uma equipe que pressionou a saída de bola do adversário e manteve os homens do Málaga marcados de perto.
Esperava-se mais do Málaga, durante todo jogo a equipe espanhola foi passiva, incapaz de manter a posse de bola com seus jogadores, o Porto monopolizou as ações do jogo. Ficou bastante evidente a incapacidade da defesa do Málaga de realizar passes de qualidade para o setor ofensivo, a saída de bola do Málaga ficou limitada a lançamentos aéreos de pouca precisão que em sua maioria foram antecipadas pela marcação do time português.
Ainda sobre a organização ofensiva do Málaga, seria possível dizer que os jogadores de quem se esperavam ações criativas não conseguiram aparecer no jogo, até mesmo porque a bola não chegava até eles.
Isco e Joaquim são os principais arquitetos da construção de jogo do time, e ficaram longe dos atacantes Júlio Baptista e Santa Cruz, ambos, com bom porte físico não executaram bem a função de pivô nos lançamentos, e nas poucas ocasiões que conseguiram vencer as disputas de bola não haviam companheiros próximos para receber o passe.
Com isso podemos entender como o Porto conseguiu anular a criação de jogadas do Málaga, e a partir daí observarmos o time português controlar o jogo e desenvolver suas jogadas, em especial, destaque para a qualidade técnica de João Moutinho e Izmailov que colaboraram bastante na criação de jogadas.
Mesmo com o domínio, a equipe portuguesa não conseguia acertar as finalizações de fora da área e nem criar uma oportunidade clara de gol, cada tentativa, cada chute acabava sendo interceptado ou bloqueado pela defesa do Málaga, o tempo passava com o domínio do Porto mas sem efetividade, mesmo com Jackson Martinez e James Rodriguez em campo e fazendo um bom jogo.
O único gol da partida saiu do passe do lateral esquerdo Alex Sandro que deixou João Moutinho livre na frente do gol para executar a finalização, Moutinho estava em impedimento mas a arbitragem validou o gol.
Essa foi a crônica do jogo, com o Porto atacando e o Málaga sempre afastando o perigo, um bom sistema de cobertura defensiva ajudou bastante a afastar o perigo sempre que um jogador do Porto estava perto de finalizar em zonas de grande efetividade. Defensivamente foi um excelente jogo de Antunes e Toulalan, bom jogo de Sanchez, Demichelis e Weligton.

O resultado deixa o confronto em aberto para o jogo de volta na Espanha. O Porto tem a vantagem do placar de 1-0, além de um time muito sólido taticamente, e rápido para explorar contra-ataques de um adversário que terá obrigação de atacar, por outro lado, o Málaga teve essa oportunidade de estudar o adversário, sabendo que conseguiu suportar as investidas do impiedoso Jackson Martinez e companhia o time precisará construir jogadas no próximo jogo para ter chances de seguir em frente na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário